![]() |
Oi Zé! |
Se você tem por volta de 20 anos já deve ter visto essa figura por aí em postos de saúde Brasil afora.
![]() |
Zé trabalhando em Alagoas, foto daqui |
Ok, talvez em versões um tanto quanto mais bizarras, com essa aqui do lado.
Eu teria medo se fosse essa criança,
..sério..
..mesmo..
.....
......
......
mas vamos voltar ao assunto...
O personagem Zé Gotinha (a.k.a. cosplay de Ku Klux Klan, tirando a conotação ruim da comparação) foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para incentivar as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde contra a poliomielite.
Beleza, mas por quê a vacinação contra a polio é tão importante?
Vamos começar com o nome, poliomielite é uma palavra formada basicamente por três partes :
- polio : vírus do qual se origina a doença, um poliovírus. Ah! Em grego polio significa cinza (da cor cinza);
- mielos: medula
- ite: inflamação (é, todas as "ites" são inflamações, mielite, renite, sinusite, etc...)
Vírus da pólio (não é uma colmeia). Dá oi pra ele! |
Logo poliomielite é definida como uma inflamação na substância cinzenta da medula. Apesar da maioria das infecções apresentarem sintomas banais de uma doença viral comum (febre, dor de garganta,etc... tipo aquelas coisas que você sente quando está com gripe), em cerca de 1% das pessoas infectadas o vírus atinge a corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea o vírus pode chegar ao sistema nervoso central, e causar a destruição dos neurônios motores e consequentemente levar a paralisia (outras complicações também podem ocorrer, como a polioencefalite, que causa problemas na respiração, fazendo com que as pessoas necessitem do chamado "pulmão de aço").
O vírus causador da pólio foi descoberto em 1910, mas a vacina contra a doença só foi desenvolvida (ou seja, os pesquisadores só conseguiram almoçar direito) em 1950. Antes disso, milhares de crianças foram infectadas (a infecção ocorre via contato fecal-oral e oral-oral, geralmente durante a infância e em pessoas sem acesso a uma rede de saneamento básico), fazendo com que a pólio fosse uma das doenças mais temidas do século XX e se tornasse prioridade de erradicação pela UNICEF.
Aí você se pergunta:
Mas a pólio só foi preocupante agora?
Mas a pólio só foi preocupante agora?
Eu respondo:
NÃO!
NÃO!
![]() |
Tá vendo o pé dele? Essa atrofia é uma lesão característica da poliomielite Fonte: Aqui ó |
Relatos históricos já mostraram que um dos faraós (quer dizer, nem sei se ele realmente virou faraó, dado que morreu com menos de 20 anos) do antigo Egito (Siptah) morreu de pólio o.o.
Além dele outras pessoas famosas também foram atingidas pela paralisia causada pelo vírus, destaque para o presidente americano Roosevelt (serião que você não conhece ele? Clica aqui pra aula de história xD).
Não existe cura para a poliomielite, logo Joseph Little Drop foi de grandessíssima importância no controle dessa doença no Brasil e, desde 1994, nenhum caso de pólio é registrado no nosso país!
![]() |
Hobbits aprovam o Zé ! |
Brincadeiras à parte, a vacinação infantil é muito importante, então se você tem um "inho" em casa (irmãozinho, priminho, vizinho e por aí vai) sempre fique atento ao cartão de vacinação, pois não é só a vida dele que estará sendo protegida com uma gotinha (ah, ah, sacou? Zé gotinha! *tá parei...*), mas de toda a sociedade!
0 comentários:
Postar um comentário