9 de jan. de 2014

Top 13 de 2013

Os 13 livros mais legais que eu li nesse ano que passou!


13) @mor 
Daniel Glattauer

@mor é um daqueles livros que você começa a ler e simplesmente não consegue parar. O livro inteiro é contado em forma de e-mails, e até o final da livro os personagens não se encontram fisicamente, mas quando se encontram, meu Deus... Você entra em colapso pra saber o que acontece! O livro tem uma continuação, Emmi e Leo, a sétima onda, que não é tão legal quanto o primeiro (e nem tem um final tão legal).








12) Guerra e Paz 
Liev Tolstói

Guerra e Paz entra nesse top por ter me aberto as portas à literatura russa. A história é sensacional, a escrita é fantástica e o contexto histórico é muito bom! Se você procura um livro russo pra começar a ler, eu realmente indico Guerra e Paz (obrigada biblioteca da faculdade!).








11) Fahrenheit 451 
Ray Bradbury

E se todos os livros do mundo fossem queimados? Essa é a premissa de Fahrenheit. 
Fantástico, sem mais!













10) Herança (Eragon#4) 
Christofer Paolini

O tão esperado (pelo menos por mim) final da saga de Eragon, Herança é um livro bom, bem escrito, bebendo muito da água do Tolkien, mas com uma narrativa própria. Eu terminei de ler esse livro no ônibus e vocês não tem noção de quanto eu me segurei pra não morrer de tanto chorar, sério, Christofer, why so bad?










9) Capitães da areia 
Jorge Amado

Podem me julgar, mas Capitães da Areia foi um dos livros que eu já tinha abandonado na vida, mas como o mundo da voltas estava eu voltando pra casa no meu aniversário e encontrei com ele num sebo e resolvemos nos entender, e caramba, nos entendemos! Você não leu Jorge Amado ainda? Velho, você não sabe o que está perdendo!!









8) Em chamas (Jogos Vorazes #2) 
Suzanne Collins

Jogos Vorazes é um livro bom, mas Em chamas é um livro sensacional!!! A volta pra arena, as brigas políticas, as corrupções! Acontece de tudo nesse livro! Meu favorito da trilogia, indubitavelmente. 
 "Meus pesadelos são geralmente sobre perder você", Peeta, nesse momento você ganhou meu coração.









7) São Bernardo
Graciliano Ramos

Graciliano e eu tivemos também uma história de desencontros, mas São Bernardo me fez mudar de ideia. Uma narrativa ótima, com um dos melhores personagens principais que eu já vi na vida, com um desenrolar de história muito bom São Bernardo ganhou um lugar no meu coração.











6) Allegiant (Divergente #3)
Veronica Roth

O último livro da saga Divergente, Allegiant tem uma história bem (leia com a voz do Poderoso do Pânico na Band) *mais ou menos, mais ou menos*  , mas um final extraordinário. Vale a pena, sério! <4












5) Desastre Iminente (Belo desastre #2) 
Jamie McGuire

Apesar de ser o segundo livro, Desastre Iminente é na verdade somente Belo desastre contado pelo ponto de vista do outro personagem principal,o Travis (o bad boy nada bad, temperamental, surtado que é impossível de não amar), que é muuuuuito mais legal que Abby (personagem chata do caramba). O livro acaba com alguns capítulos extra e muita explicação. Vale a leitura (após Belo desastre)!









4) Príncipe Mecânico (Peças infernais #2)
Cassandra Claire

Pensa num triângulo amoroso bem escrito, agora pensa numa história que você não consegue se decidir com quem você quer que a personagem principal fica. Príncipe mecânico é basicamente isso, a história "principal" fica meio obsoleta pelo triângulo amoroso, que é muito mais legal.
Eu pessoalmente sou #TeamJem #Wo ai ni <3










3) A culpa é das estrelas
John Green

Quer chorar? Esse é O livro para isso. A história do Gus e da Hazel é muito bem desenvolvida pelo John Green, eu li esse livro um dia depois da minha formatura e chorava a cântaros, mesmo que quase ninguém entendesse o porquê e ficasse me olhando com cara de paisagem...











2) Meu pé de laranja lima 
José Mauro de Vasconcelos

Quer continuar chorando? Meu pé de laranja lima faz muito bem esse papel! Você vai querer entrar no mundo do Zezé, colocar ele no colo e fazer tudo de mal ficar bem longe dele.













1) Extraordinário 
R. J. Palacio


A última e melhor leitura do ano. Auggie é um exemplo de como ir para a escola pode ser uma das maiores aventuras da sua vida, não importa muito a sua condição. O livro é contado pelo ponto de vista de várias pessoas próximas dele, o que só faz com que o livro seja especial , mais que especial, extraordinário!








E você? Qual foi o seu top 13 de 2013?


4 comentários:

  1. Está por ordem de preferência?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de Fahrenheit e Em Chamas, mas nao os li esse ano. Gostei de A Culpa é Das Estrelas e estou lendo Principe Mecânico e adorando (apesar de a autora usar uns clichês bárbaros tipo "olhos de um azul tão profundo que dá vontade de mergulhar neles", mas eu relevo hehehe) *_*

    ResponderExcluir
  3. Oi, excelente gosto! Tb li São Bernardo em 2013. Tenho vontade de experimentar os Jogos Vorazes, será que vou gostar? Não sou lá muito fã de YA.

    ResponderExcluir
  4. A culpa é das estrelas, eu tenho e ainda não li mas pretendo ler nesse ano. Leio maravilhas de Príncipe Mecânico, quem sabe eu compre...não decidi ainda. Allegiant, esse eu quero, ameii o primeiro livro, ganhei o segundo e com certeza vou querer o terceiro. @mor é um livro que eu assim que tiver oportunidade vou comprar. Adorei sua lista!

    ResponderExcluir